Paulo Nunes destaca jogadores brasileiros em seleção do Mundial de Clubes 2025

alt jul, 15 2025

Brasileiros fora da disputa, mas não da memória

Muita gente esperava ver um time brasileiro na final do Mundial de Clubes 2025. Fluminense, Palmeiras, Flamengo e Botafogo até tentaram, mas todos acabaram eliminados antes do grande jogo decisivo. O Fluminense foi o que chegou mais longe, parando nas semifinais diante do Chelsea. Palmeiras deu adeus ao título ainda nas quartas de final, também diante dos ingleses. Já Flamengo e Botafogo não conseguiram ir além da fase de grupos, mesmo com o Botafogo arrancando uma vitória surpreendente sobre o PSG por 1 a 0.

Apesar da eliminação precoce, alguns jogadores brasileiros conseguiram se destacar individualmente e não passaram despercebidos por quem acompanhou cada detalhe do torneio. O comentarista da TV Globo, Paulo Nunes, resolveu reconhecer esse desempenho montando uma espécie de 'seleção dos brasileiros' do Mundial, trazendo à tona os principais nomes que deram orgulho para suas torcidas.

Os escolhidos: defesa tricolor e brilho isolado nos outros times

Paulo Nunes não teve dúvidas ao destacar quatro atletas do Fluminense: Thiago Silva, John Arias, Estevão e Ignacio. A defesa montada com esse trio, mais a presença ofensiva e decisiva de Arias, mostrou como o time carioca soube se segurar e também incomodar os adversários nas poucas oportunidades que teve de avançar no torneio. Thiago Silva, já experiente, organizou a linha de trás; Ignacio e Estevão completaram o paredão, trazendo estabilidade para o time. Arias, por sua vez, ganhou os holofotes com atuações elétricas e decisivas no ataque.

No Flamengo, dois nomes não ficaram de fora: Jorginho e Gerson. Jorginho chamou atenção pela inteligência no meio-campo, cuidando da saída de bola, enquanto Gerson apareceu como peça coringa entre o setor de criação e o ataque. Jogadores que, mesmo sem campanha longa, mostraram liderança e personalidade diante de rivais de peso.

Marlon Freitas, do Botafogo, foi celebrado como o principal destaque do clube, sobretudo pelo que fez frente ao PSG e por não ter se escondido nos jogos mais complicados, batalhando no meio-campo e colocando intensidade em cada lance.

Pelo Palmeiras, só um nome entrou: o defensor Gustavo Gómez. Sempre muito seguro e firme nos duelos defensivos, Gómez manteve o alto nível, mesmo com o time paulista não indo além das quartas de final.

A seleção, na visão de Paulo Nunes, acabou refletindo o desempenho dos times no Mundial: o Fluminense avançou e levou mais representantes, enquanto os demais apareceram pontualmente com suas individualidades.

Ao comentar essa seleção, Paulo Nunes não segurou críticas aos ingleses do Chelsea, apontando o time como dominante e deixando claro que tinha expectativa maior no PSG, que acabou derrotado na final por 3 a 0. Para ele, faltou competitividade diante do Chelsea, que sobrou na disputa.

20 Comentários

  • Image placeholder

    Lidiane Silva

    julho 17, 2025 AT 16:58

    Essa seleção do Nunes foi um abraço enorme pra quem torce com o coração, mesmo sem título. Thiago Silva com a calma de um sábio, Arias com a fúria de um guerreiro… e Gerson? O cara é o cérebro que o Flamengo esqueceu de colocar no mapa. Parabéns, Paulo, você viu o que a gente viu.

  • Image placeholder

    Lucas Lima

    julho 18, 2025 AT 02:47

    É interessante como a seleção reflete a estrutura tática dos times: o Fluminense teve coesão defensiva, então quatro jogadores; o Palmeiras, apesar da eliminação precoce, teve um núcleo defensivo impenetrável com Gómez - um dos poucos centrais que ainda dominam o jogo físico sem precisar de cartões amarelos. Já o Botafogo, com Marlon Freitas, demonstrou que intensidade e coragem podem compensar falta de estrutura, mesmo contra um PSG em crise. O que falta é um reconhecimento mais amplo desses perfis de jogadores que não são estrelas globais, mas são a espinha dorsal de times que lutam contra a lógica do mercado. O futebol moderno valoriza exageradamente a individualidade, mas aqui vemos o coletivo em ação - mesmo que em pequena escala.

  • Image placeholder

    Dailane Carvalho

    julho 20, 2025 AT 01:03

    Como alguém pode elogiar o Fluminense? Eles foram eliminados nas semifinais. E o Gerson? Um jogador que vive de passeios e falta de pressão. Isso não é mérito, é fraqueza. E o Thiago Silva? Tem 40 anos, deveria estar aposentado. Isso tudo é uma piada. O futebol brasileiro está cada vez mais fraco, e comentaristas como Nunes só alimentam essa ilusão.

  • Image placeholder

    Cláudia Pessoa

    julho 21, 2025 AT 17:42

    Eu acho que o Jorginho merece mais destaque porque ele é o único que não se esconde mesmo quando o time tá perdendo e o estádio tá quieto e o técnico tá sem ideia e o adversário tá pressionando e ninguém mais tem coragem de tocar a bola e ele lá no meio com a calma de um cara que já viu tudo antes e ainda assim escolhe jogar com a cabeça e não com o medo e isso é raro hoje em dia e ninguém fala disso e eu acho que isso é mais importante do que um gol

  • Image placeholder

    Adelson Freire Silva

    julho 23, 2025 AT 06:40

    Thiago Silva tá na seleção? E o Neymar tá no hospital? O mundo virou um meme de TikTok onde o velho que ainda respira vira lenda e o jovem que arrisca vira traidor. Gómez? O cara é o único que não perdeu o jogo… porque o Palmeiras já perdeu antes de entrar em campo. E Arias? O cara é o que mais correu… mas será que ele fez alguma coisa além de correr? A gente tá vivendo na era do ‘aparece, vira herói, some, vira esquecido’. O futebol virou um reality show com chuteiras.

  • Image placeholder

    Michelly Farias

    julho 24, 2025 AT 10:41

    Isso tudo é uma farsa. O Chelsea foi favorecido pela FIFA, os ingleses sempre são. O PSG foi sabotado. O Botafogo fez 1 a 0 e depois foi ignorado pela mídia. Essa seleção é só para manter a ilusão de que o Brasil ainda tem qualidade. Mas não tem. Eles só deixam os brasileiros acreditarem em sonhos para não perceberem que o futebol nacional está sendo vendido aos europeus. Eles querem que a gente esqueça que o Flamengo não tem mais tradição, só marketing.

  • Image placeholder

    Henrique Sampaio

    julho 26, 2025 AT 06:17

    Concordo com o Nunes. Não é sobre título, é sobre dignidade. O Fluminense fez história por estar lá, mesmo sem ganhar. E Marlon Freitas? Ele jogou como se estivesse defendendo a honra da sua cidade. Isso é futebol. Não precisa de 10 gols, precisa de coração. E o Gerson? Ele é o tipo de jogador que o Brasil precisa mais: inteligente, discreto, mas essencial. O futebol tá cheio de showman, e poucos de verdadeiros jogadores.

  • Image placeholder

    Bruno Leandro de Macedo

    julho 27, 2025 AT 22:15

    Thiago Silva na seleção? 😂😂😂 E o Gómez? O cara é o único que não foi expulso por ter mais de 100kg de raiva no corpo. E Arias? O cara é o único que correu mais que o tempo do jogo. O futebol tá tão fraco que agora até o zagueiro que não fez nada vira ídolo. Brilhante, Paulo. Brilhante. 🤡⚽

  • Image placeholder

    Leticia Mbaisa

    julho 27, 2025 AT 23:10

    Marlon Freitas merece mais reconhecimento.

  • Image placeholder

    Luciano Hejlesen

    julho 29, 2025 AT 20:07

    Se o Fluminense foi eliminado por um Chelsea que jogou com 11 jogadores e 1000 câmeras e 3 árbitros e 5 VARs e um treinador que fala em latim… então o que o Gerson fez foi milagre. Mas ninguém vê porque o futebol é só para quem tem 10 milhões de seguidores. O Brasil tá perdendo o sentido do jogo. E eu tô cansado de ver isso.

  • Image placeholder

    lu garcia

    julho 31, 2025 AT 08:08

    Que lindo ver tantos brasileiros brilhando mesmo sem título. A gente não precisa de troféus pra sentir orgulho. Marlon, Gerson, Thiago… vocês fizeram o que importa: mostraram que o coração brasileiro ainda bate forte. 💪❤️

  • Image placeholder

    Renato Lourenço

    agosto 1, 2025 AT 23:43

    É inaceitável que um jogador como Jorginho seja mencionado como destaque, quando sua eficiência estatística está abaixo da média dos meias do Campeonato Brasileiro. A seleção proposta por Nunes carece de rigor analítico, sendo puramente sentimental. Ainda assim, a intenção é compreensível - mas não justificável.

  • Image placeholder

    felipe kretzmann

    agosto 3, 2025 AT 04:46

    Os ingleses roubaram o Mundial. O PSG não merecia perder. O Brasil tá sendo enganado. Eles querem que a gente esqueça que o Chelsea é um time de bilionários. Nenhum brasileiro merece ser elogiado enquanto o futebol do nosso país é vendido aos britânicos. Onde está a luta? Onde está a raiva? Onde está o orgulho?

  • Image placeholder

    Janaina Jana

    agosto 4, 2025 AT 10:04

    Thiago Silva ainda tá jogando? Que coisa linda.

  • Image placeholder

    Junior Lima

    agosto 4, 2025 AT 11:30

    Se o Fluminense chegou tão longe, e o Gerson fez o que fez, então o que o Nunes fez foi só dar o que o povo merece: reconhecimento. O futebol não é só vitória. É isso aqui, essa emoção. A gente não precisa de mais nada.

  • Image placeholder

    Estrela Rosa

    agosto 5, 2025 AT 21:29

    Claro que o Thiago Silva é lenda. Mas e o Estevão? Ninguém fala dele. Ele foi o silencioso que segurou o Chelsea inteiro. E o Arias? Ele foi o único que não pediu para sair. Isso é coragem. E o Gerson? Ele é o tipo de jogador que o técnico esquece… até o dia que o time cai. Aí todos lembram. 🤫

  • Image placeholder

    Joseph Mulhern

    agosto 6, 2025 AT 01:11

    Se o Chelsea venceu por dominar o jogo, então o futebol é um jogo de poder, não de talento. E o Brasil? O Brasil é só um fornecedor de peças. Thiago Silva? Um ex-herói. Gómez? Um soldado. Marlon? Um sonho que durou 90 minutos. E nós? Nós somos os que aplaudimos enquanto nossos jogadores são vendidos como mercadoria. O Mundial de Clubes não é um torneio, é uma fábrica.

  • Image placeholder

    Luis Silva

    agosto 7, 2025 AT 01:27

    Alguém aqui acha que o Gerson é realmente bom, ou só tá sendo elogiado porque o Flamengo não teve tempo de fazer nada errado? O cara não fez nada de extraordinário. Ele só não errou. E isso é suficiente pra virar lenda? O futebol tá tão baixo que até a ausência de erro vira mérito.

  • Image placeholder

    Talita Resort

    agosto 7, 2025 AT 01:59

    Às vezes a gente esquece que o futebol não é só sobre o que acontece no campo. É sobre quem fica, quem luta, quem não desiste. O Fluminense não ganhou, mas mostrou que pode sonhar. O Botafogo não avançou, mas deu um soco no PSG. E o Gerson? Ele não precisou gritar pra ser ouvido. Isso é arte. E o mundo esquece que arte não precisa de troféus. Ela só precisa de quem a reconhece.

  • Image placeholder

    Lucas Lima

    agosto 7, 2025 AT 22:40

    Respondendo ao Lúcio: você tem razão. O Gerson não é um fenômeno, mas é um jogador que entende o jogo como ninguém. Ele não precisa de drible, nem de gol. Ele precisa de espaço. E quando o time tem espaço, ele transforma. É o tipo de jogador que só aparece quando o time precisa de calma. E o pior? Ninguém percebe isso até o momento em que ele não está lá. Aí o time cai como um castelo de cartas. É isso que o Nunes viu. E o resto do mundo só vê o que brilha.

Escreva um comentário